Select Page

Ontem foi dia de Jornadas…

As II Jornadas de Obstetrícia do Hospital Privado de Alfena.

Após 2 meses de organização… escolher os temas, os palestrantes adequados, estabelecer o dia, o local, o coffee break, as pastas e outros afins… lá estávamos no dia J.

Burocracias irritantes à parte… no final correu mesmo bem.

Os palestrantes estiveram óptimos! Muito bem escolhidos (por mim… 😉 )… e no fim da manhã saímos todos mais informados e actualizados.

Qual foi o tema?…

O tema centrou-se numa patologia que se encontra em crescimento exponencial e que interfere em várias vertentes da Sociedade… mas acima de tudo que interfere muito nas nossas consultas… A Obesidade… neste caso a Obesidade e a Gravidez.

Foram focados vários aspectos …

  • O aumento da infertilidade na mulher Obesa, que é uma realidade amplamente confirmada em vários estudos. Uma perda ponderal de 10% por vezes é suficiente para um retorno da função ovulatória, por exemplo.
  • O papel da cirurgia bariátrica em casos em que a Obesidade é mórbida e é difícil de conseguir a baixa ponderal suficiente só com exercício e dieta. Assim como o papel desta cirurgia na alteração metabólica tão importante nestes casos.
  • Falamos ainda na dificuldade enorme que existe na realização de exames de diagnóstico pré-natal, como uma simples ecografia cuja imagem é de qualidade muito inferior numa barriga “gordinha”, e que é mais fácil haver falhas de diagnóstico simplesmente porque se vê mal… Gastamos mais tempo a fazer os exames e adquirimos mais tendinites…
  • Foram abordadas também os riscos e patologias mais comuns nas Grávidas Obesas, e necessidade de um controlo mais individualizado e apertado nestas gestações. Por exemplo a % de Diabetes prévio e gestacional é maior, de hipertensão, de partos complicados…
  • Por fim que medidas tomar? Que tipo de exercício fazer? Que limitações? Quais as indicações das sociedades internacionais de Obstetrícia? E o controle alimentar? Vale a pena educar? Sim.

A Obesidade está mesmo a aumentar e traz grandes custos para a Vida da mulher obesa e até para a sociedade…

Na Obstetrícia, temos que admitir que Adorámos as grávidas elegantes… e não é de todo uma questão estética… mas são gravidezes com menos complicações e com desfechos melhores.

Apesar de tudo tenho várias grávidas com excesso de peso e obesidade, e dedico-me de igual forma… queria apenas que percebessem as nossas limitações e que nesta fase tão delicada da sua Vida, a Gravidez, se esforçassem por ter uma alimentação mais equilibrada…

De preferência que no período pré-concepcional tentassem mesmo optimizar o peso, não com perdas malucas, mas com mudanças de hábitos e comportamentos para uma Vida mais saudável para toda a Vida.

Fica o incentivo…

Se gostou, partilhe: