Estou grávida… o que posso comer?
Todos os dias esta pergunta é proferida no meu consultório…
Mitos que envolvem esta questão… tantos! Demais...
Por vezes, já no final da gravidez apercebo-me que a grávida que ali se encontra à minha frente não comeu nos últimos meses: marisco, morangos, chocolate, fiambre…!
Arregalo os olhos, que inevitavelmente rebolam… Mas porquê?!…
Porque as amigas, as colegas do trabalho e até a vizinha da frente, que se cruzou com a minha grávida há 3 meses no elevador a alertou para não comer os morangos que estavam naquele momento lindos no supermercado!
Grávidas… por favor comam!
Não há restrições, então? Há sim, mas são limitadas...
Em forma de resumo, o facto de “não ser Imune à Toxoplasmose”, quer dizer que não se teve contacto com esse parasita que vive na terra e pode ser encontrado nas fezes dos gatos, frutas, legumes e carne mal cozinhada.
O problema de contrair esta infeção na gravidez relaciona-se com o fato que pode passar ao bebé… o ideal era todas a termos em criança… seríamos assim todas Imunes no momento que engravidássemos.
Quando temos contacto com um vírus ou parasita pela primeira vez o nosso corpo cria anticorpos e ficamos Imunes. A partir do momento que temos a infeção criamos anticorpos, e na maioria dos casos (como na Toxoplasmose) ficamos Imunes para sempre e podemos inclusive comer terra…
Na realidade mais de metade da mulher que está a tentar engravidar ou está grávida deve ter alguns cuidados, nomeadamente:
# Cozinhar, descascar ou “Amukinar” (termo que utilizo para referir desinfetar com um produto chamado Amukina que existe nos supermercados, normalmente na secção dos legumes):
# Legumes
# Fruta
# Evitar comer saladas e frutas fora de casa
# Evitar carne mal passada!
# Proibido mudar a areia do gato (vá, aqui entre nós pode-se, com luvas… mas estamos grávidas… tarefa transferida para o marido!)
# Deve-se também desinfetar bem as mãos sempre que mexer no gatinho … alternativa? Gatinho assado para a Páscoa? (Claro que estou a brincar!)
Além da Toxoplasmose há mais cuidados a ter… encontramo-nos no próximo Domingo?
Para quem não é imune ao toxoplasma gondii, comer fumeiro nomeadamente alheira que é cozinhada, é um risco?
Olá, desde que bem cozinhado nada tem problema.
O meu principal problema nesta segunda gravidez,é o preconceito e a falta de tato da parte medica ao ter uma gestante com excesso de peso ( mas q ainda não engordou na gravidez)… E nas ecos fico extremamente preocupada pois dizem sempre por ser gorda não da para ver nada bem 🙁
Olá. Em relação à pior visualização de determinadas estruturas fetais no exame ecografico quando a parede abdominal tem uma camada adiposa significativa, infelizmente é verdade. Em relação a esse tema do excesso de peso e peso a aumentar na gravidez… será abordado num Domingo muito próximo. ?
Esteja atenta.
Olá. Grata pela partilha. Por ser imune à toxoplasmose supostamente na última gravidez estava tudo ok. Estava a comer tudo à vontade e resultou em aborto. Estranho é que após a imunidade da toxoplasmose, voltei a ter Nova infeção por toxoplasmose, que é raro mas acontece? Embora um aborto possa ter muitas causas, eu senti-me imediatamente super mal após comer conquilha de mar. O que me tem a dizer? Obrigada