Select Page

Infelizmente além da Toxoplasmose existem outros “PERIGOS” a evitar…
E porque é Páscoa e há ovos em todo lado…
Ovos de chocolate… ovos no pão de ló húmido… ovos pintados espalhados no jardim…

O QUE POSSO COMER?- PARTE II (título alternativo)

Ovos?
Ovos sim! Desde que bem cozinhados! Ovos crus podem conter uma bactéria, a Salmonella que pode provocar gastroenterite.
Qualquer distúrbio gastrointestinal que se tenha na gravidez é idêntico à da mulher não grávida e tratado de igual modo… hidratação fraccionada e dieta. O único problema é que estamos grávidas… cuidado a redobrar porque qualquer sintoma nesta fase causa mais ansiedade.

Queijos? 
Deve-se evitar comer queijos e beber leite não pasteurizados.
Podem conter uma bactéria – a Listeria – cuja infeção deve ser evitada na Gravidez, podendo estar associada a abortamento.

Carne?
Sim, mas bem cozinhada. Carne mal cozinhada pode conter além da Toxoplasmose, Salmonela e outras bactérias que provocam gastroenterites complicadas.

Chouriços, salames, presunto e fiambre?
Deve-se ter cuidado pois podem ter o parasita da Toxoplasmose, principalmente os fumados não embalados/processados. Se cozinhado é mais seguro. Pode-se também congelar e consumir após. Fiambre, por exemplo é um alimento altamente processado e embalado, e portanto considerado seguro.

Patés?
Evitar! Podem conter Listeria.

Peixe e Marisco?
A evitar alguns peixes com alta concentração de mercúrio, como peixe espada, tubarão, cavala e outros peixes de águas profundas.
O marisco deve ser cozinhado. Quando estava grávida o pai da minha filha obrigava-me a comer camarão… muito…existem vários artigos médicos que afirmam que o marisco contém vários ómegas que ajudam ao neurodesenvolvimento cerebral … a miúda é inteligente, mas não sei se há correlação … ☺

Sushi?
Amantes do sushi… respirem fundo… podem comer desde que confecionados em locais de confiança. Evitar locais “manhosos” que usem peixe selvagem não congelado.

Álcool?
Evitem por favor.
Aumenta o risco de abortamento e parto prematuro.
Não há dose estabelecida a partir da qual há afetação fetal, mas sabe-se que nas alcoólicas existe o síndrome alcoólico fetal que é muito grave.

Cafeína?
Podem. Limite? Evitar mais de 200mg/dia. Uma chávena de expresso contém cerca de 50mg, portanto não mais de 4 chávenas/dia.

Chás?
Evitar infusões de ervas. Existem várias plantas que aumentam o risco de abortamento e parto prematuro. E não há uma lista fiável de quais são. Mais seguro é beber chás de saqueta de uma marca conhecida.

E hoje, em particular, como o chocolate não tem contra-indicação… fiquem pelos ovos de chocolate… 🙂

Não se esqueçam podem comer quase tudo… com exceção do quase…

Apesar de algumas restrições … não estão doentes e podem comer sempre que tiverem fome… não sendo preciso comerem por dois.

Sobre este assunto… encontramo-nos no próximo domingo?

Se gostou, partilhe: