Select Page

Tosse convulsa e as suas questões… proteger os nossos bebés!

  • O que é?

É uma infecção da via respiratória, de contágio fácil. A bactéria é transmitida em pequenas partículas pelo “ar”. É causada por uma bactéria Bordatella pertussis. É dividida em três estadios e pode durar meses.

  • Como se detecta?

Tosse persistente, com duração igual ou superior a duas semanas com acessos paroxísticos. Para confirmação podem ser necessários exames adicionais. No recém-nascido tem sintomas muito mais exuberantes e que podem ser graves, conduzindo a internamento e com mortalidade associada.

  • Porque se fala de tosse convulsa ultimamente?

Porque infelizmente, apesar da infecção já estar praticamente erradicada, nos últimos 5 anos re-emergiu com um surto em 2012 e 2013. Neste pico 80% dos casos ocorreram em crianças com menos de 1 ano e o grupo de crianças com menos de três meses foi responsável por 60% das hospitalizações e 100% mortalidade.

  • Quando é dada esta vacina no plano Nacional de vacinação?

A vacina da tosse convulsa é dada pela primeira vez aos 2 meses, portanto o bebé durante esses primeiros tempos não tem qualquer protecção contra esta infecção. É precisamente nestes dois primeiros meses de vida que é maior o risco de contrair a infecção e esta estar associada a complicações graves. Desde Janeiro de 2017 faz parte também  do plano nacional de vacinação a vacinação das grávidas.

  • Porque surgiu a diretriz de vacinar as grávidas?

A vacinação na mulher grávida surgiu no sentido não só de proteger a mãe da infecção e assim não a passar ao recém-nascido, mas principalmente porque a mãe ao ser vacinada cria anticorpos que irão passar para o recém-nascido e lhe vão conferir uma imunidade nesses primeiros meses antes da vacinação ativa pelos 2 meses. Esta medida foi internacionalmente adoptada de modo a anular este intervalo em que o bebé não está protegido.

  • Quando vacinar a grávida?

Estudos mais recentes indicam que possa ser tomada com beneficio em qualquer altura da gravidez. Se programada deve ser administrada de preferência entre as 27 e 36 semanas.

Esta indicação surgiu o ano passado e desde Janeiro de 2017 pode ser administrada gratuitamente nos Centros de Saúde.

Vacina da Tosse convulsa na Gravidez? SIM.

Pela protecção dos nossos bebés…

Se gostou, partilhe: