Select Page
O HPV… ou porque fazemos nós o “papanicolau” ?

O “papanicolau” (citologia cervicovaginal – CCV) é usada para pesquisar células alteradas que alertem para a possibilidade de cancro do colo do útero. Este é  segunda causa de cancro na mulher.

A nível populacional este rastreio deve ser iniciado após os 21 anos ou 3 anos após o inicio da atividade sexual. A periodicidade da sua realização vai depender do rastreio ser populacional (custo-benefício) ou individual. Pode ser mais espaçado se houver pesquisa do HPV.

O HPV ou papiloma vírus humano, possui mais de 200 subtipos diferentes. Estes vírus podem causar desde verrugas da pele a lesões mais graves como o cancro do colo do útero. Também pode estar na origem de cancro da vulva, vagina, pênis, ânus, recto e orofaringe.

Mas, minhas senhoras, vamos acalmar!

90% das mulheres contactam com este vírus pelo menos uma vez na Vida!

Portanto não me liguem a chorar que estão com cancro se virem infeção por HPV no vosso papanicolau!!!

Na maioria dos casos após o contacto com o HPV o nosso sistema imunitário consegue eliminar o vírus. Porém em cerca de 20% a infeção pode persistir “adormecida” por anos, levando a determinada altura a transformação celular. Essa lesão se não detetada e não tratada pode evoluir para cancro do colo do útero.

Do contacto à lesão e posterior transformação maligna passam anos. Podemos concluir que se as mulheres em vez de gastarem dinheiro em massagens forem ao ginecologista regularmente a grande maioria nunca chegará a ter lesão grave. 🙂

Porque é que em alguns casos progride para lesão? Está relacionado com  predisposição pessoal e com o subtipo de HPV com o qual houve contacto.

Esta infeção é a mais comum DST (doença sexualmente transmissível), relembrando que se estima que 90% de todas nós tenha contacto com o vírus ao longo da Vida.

Melhor modo de evitar é não ter relações sexuais nunca… Não sendo possível, considerar relações monogâmicas 😉 , usar preservativo e realizar rastreio do cancro cervical de modo regular.

Importante também a vacinação contra este vírus, mas sobre as vacinas… encontramo-nos no próximo Domingo?

Se gostou, partilhe: