Select Page

Há 15 dias falei-vos sobre o HPV… e prometi falar das vacinas do HPV.

Não vou repetir informação, portanto se não leram convém primeiro ler o anterior. http://aosdomingosnomeuconsultorio.com

Existem 3 vacinas aprovadas pela FDA ( Food and Drug Administration) : Cervarix ®, Gardasil ® e Gardasil 9 ®.

Como já referi existem vários serotipos de HPV, o grupo dos de alto risco (cuja infecção pode evoluir para cancro do colo do útero, mas também da vagina, ânus, recto, orofaringe…) e os de baixo risco que associam-se a verrugas genitais (condilomas).

A vacina é preparada através de partículas do vírus (incapazes de infectar as células) que criam anticorpos que protegem o organismo da infecção pelas partículas dos serotipos que a vacina contém.

A Cervarix ® confere protecção para 16, 18 e algum grau de protecção cruzada para o 31, 33, 45.

A Gardasil ® confere protecção para 6 e 11 (principais serotipos associados aos condilomas) e ao 16 e 18 (principais serotipos associados ao cancro do colo do útero).

A Gardasil 9 ® confere protecção para além do 6, 11, 16, 18 presentes na Gardasil® para os serotipos 31, 33, 45, 52 e 58. Esta vacina dá cobertura a 90% dos serotipos envolvidos no cancro do colo.

As vacinas idealmente deverão ser dadas a pacientes Naif ( ie, que não tenham tido contacto com o Vírus), no entanto estudam comprovaram benefício de administração até aos 45 anos de idade.

A vacina Gardasil® foi introduzida no plano nacional de vacinação (PNV) em 2008, para as meninas. Em janeiro do presente ano foi substituída pela Gardasil 9® que por conferir imunidade a 9 serotipos do vírus tem potencial de prevenir mais 20-30% dos casos de cancro do colo do útero.

A vacina no PNV é administrada às meninas com 10 anos, em duas tomas intervaladas por 6 meses.

No entanto estudos demonstraram que mesmo pacientes que já contactaram com o vírus e já tiveram algum tipo de lesão beneficiam da vacinação.

Nenhuma vacina é 100% eficaz e portanto não substitui o rastreio regular do cancro do colo do útero.

Contactem com o vosso Ginecologista na decisão de vacinarem e na escolha da vacina mais adequada ao vosso caso. Protejam-se!

 

Se gostou, partilhe: