Select Page

Hoje virei-me para a contracepção…

Existem vários métodos para evitar a gravidez quando esta não é desejada.

Não é opção a pílula do dia seguinte, salvo situações excepcionais e a interrupção voluntária da gravidez não pode ser encarada de modo algum como contracepção!

Temos então vários tipos de contracepção:

Contraceptivos combinados (compostos por estrogénio e progestativo), que podem ser orais (vulgo pílula), transdérmicos (penso Evra®) ou vaginais (anel vaginal- Circlet®).

Contraceptivos apenas com progestativo, que pode ser oral, injectável ou subcutâneo (ImplanonNXT®)…

Contraceptivos intra-uterinos, de longa duração, podendo ser de cobre (DIU) ou hormonais (SIU, que contém apenas progestativo).

Contraceptivos de barreira, como o preservativo masculino, preservativo feminino, espermicidas (pouco usados atualmente).

Contracepção de emergência, usada quando ocorre uma RS desprotegida, que pode ser oral com progestativo (Norlevo® ou Postinor® até 72h após a RS desprotegida); oral com acetato de ulipristal (EllaOne® até 120h após a RS desprotegida) e o DIU de cobre (até 120h após a RS desprotegida).

Hoje vou falar sobre os contraceptivos intra-uterinos, ideais para quem se esquece frequentemente da toma diária da pílula ou apresentam contra-indicação à mesma.

Estes são reversíveis, de longa duração.

Denominamos DIU (dispositivo intra-uterino) os de cobre e SIU (sistema intrauterino libertador de progestativo) os hormonais.

Quadro comparativo entre diferentes tipos de contraceptivos intra-uterinos:

Duração

Dose de progestativo

Diâmetro aplicador

Mirena®

5-7 anos

20μg/24h

4,4mm

Jaydess®

3 anos

6μg/24h

3,8mm

Cobre

10 anos

x

4,5mm

 

Em cerca de 90% dos casos na colocação do Mirena® a paciente em poucos meses fica em amenorreia, ie, sem período. Esta % é bastante inferior no Jaydess®.

São dispositivos seguros, indicados não só na contracepção como por exemplo no tratamento de hemorragias disfuncionais uterinas, lesão pré-neoplásica de cancro do endométrio (interior do útero).

São a opção número 1 nas pacientes com hemorragias fortes e irregulares, e nas irregularidades da perimenopausa.

O Jaydess® entrou no mercado há menos tempo, surgiu direccionado para a população mais jovem (diminuição do diâmetro do introdutor e na menor dose de progestativo).

O DIU de cobre pode ser usado até 10 anos, atua por efeito de corpo estranho- o cobre faz reacção inflamatória no endométrio. Tem uma grande desvantagem aumenta em cerca de 50% o fluxo menstrual!

Os DIU’s /SIU’s devem ser colocados de preferência durante o período menstrual .

Após a colocação deve ser sempre confirmada a correta colocação através de ecografia, assim como anualmente na consulta de rotina.

Na escolha do método contraceptivo deve-se ter em conta um conjunto de factores, como patologia associada, tipo de contracepção e duração.

A decisão final é sempre da paciente!

Perguntem opinião ao vosso Ginecologista!

Sobre este assunto, dúvidas?

Sobre os outros métodos… encontramo-nos no próximo Domingo?

Se gostou, partilhe: