Hoje virei-me para a contracepção…
Existem vários métodos para evitar a gravidez quando esta não é desejada.
Não é opção a pílula do dia seguinte, salvo situações excepcionais e a interrupção voluntária da gravidez não pode ser encarada de modo algum como contracepção!
Temos então vários tipos de contracepção:
– Contraceptivos combinados (compostos por estrogénio e progestativo), que podem ser orais (vulgo pílula), transdérmicos (penso Evra®) ou vaginais (anel vaginal- Circlet®).
– Contraceptivos apenas com progestativo, que pode ser oral, injectável ou subcutâneo (ImplanonNXT®)…
– Contraceptivos intra-uterinos, de longa duração, podendo ser de cobre (DIU) ou hormonais (SIU, que contém apenas progestativo).
– Contraceptivos de barreira, como o preservativo masculino, preservativo feminino, espermicidas (pouco usados atualmente).
– Contracepção de emergência, usada quando ocorre uma RS desprotegida, que pode ser oral com progestativo (Norlevo® ou Postinor® até 72h após a RS desprotegida); oral com acetato de ulipristal (EllaOne® até 120h após a RS desprotegida) e o DIU de cobre (até 120h após a RS desprotegida).
Hoje vou falar sobre os contraceptivos intra-uterinos, ideais para quem se esquece frequentemente da toma diária da pílula ou apresentam contra-indicação à mesma.
Estes são reversíveis, de longa duração.
Denominamos DIU (dispositivo intra-uterino) os de cobre e SIU (sistema intrauterino libertador de progestativo) os hormonais.
Quadro comparativo entre diferentes tipos de contraceptivos intra-uterinos:
Duração |
Dose de progestativo |
Diâmetro aplicador |
|
Mirena® |
5-7 anos |
20μg/24h |
4,4mm |
Jaydess® |
3 anos |
6μg/24h |
3,8mm |
Cobre |
10 anos |
x |
4,5mm |
Em cerca de 90% dos casos na colocação do Mirena® a paciente em poucos meses fica em amenorreia, ie, sem período. Esta % é bastante inferior no Jaydess®.
São dispositivos seguros, indicados não só na contracepção como por exemplo no tratamento de hemorragias disfuncionais uterinas, lesão pré-neoplásica de cancro do endométrio (interior do útero).
São a opção número 1 nas pacientes com hemorragias fortes e irregulares, e nas irregularidades da perimenopausa.
O Jaydess® entrou no mercado há menos tempo, surgiu direccionado para a população mais jovem (diminuição do diâmetro do introdutor e na menor dose de progestativo).
O DIU de cobre pode ser usado até 10 anos, atua por efeito de corpo estranho- o cobre faz reacção inflamatória no endométrio. Tem uma grande desvantagem aumenta em cerca de 50% o fluxo menstrual!
Os DIU’s /SIU’s devem ser colocados de preferência durante o período menstrual .
Após a colocação deve ser sempre confirmada a correta colocação através de ecografia, assim como anualmente na consulta de rotina.
Na escolha do método contraceptivo deve-se ter em conta um conjunto de factores, como patologia associada, tipo de contracepção e duração.
A decisão final é sempre da paciente!
Perguntem opinião ao vosso Ginecologista!
Sobre este assunto, dúvidas?
Sobre os outros métodos… encontramo-nos no próximo Domingo?
Bom dia!
Uso o Jaydesse faz em Agosto um ano, e pensei que com o tempo as minhas hemorragias periódicas desaparecem, mas bem pelo contrário, tenho dores regulares no baixo ventre sempre com corrimento marrom e período de 8 dias de sangramento, é desconfortável porque estou quase sempre menstruada, a minha dúvida é se é normal ou se é o meu corpo a ter alguma reação negativa ao SIU? Obrigada pela ajuda.
O Jaydesse ao contrário do Mirena, só numa pequena percentagem de pacientes é que provoca diminuição das perdas pois a sua dose de progestativo é bastante inferior. O esperado neste caso é a manutenção de perdas, mas mais fracas- a tal ” borra de café”.
No entanto quando falamos em hormonas as pessoas diferem muito, cada uma pode ter reacções diferentes, quando referimos que o habitual é que conduza a … estamos a falar da maioria, nunca de todas.
Olá doutora , a aplicação do DIU é muito dolorosa? Se quisermos retirar antes da sua data de validade é possivel e quanto tempo temos que esperar para engravidar?
A dor na colocação do DIU/SIU depende Mto de paciente para paciente. Depende da sensibilidade individual, tolerância à dor e acima de tudo ao facto de ter havido prévia dilatação do colo.
Muitas pacientes não sentem nada e outro grupo tem dor.
A sua extracção é possível a qualquer momento e a e a gravidez é possível logo após a mesma
Olá Dra. Usei o jaydess durante 4 anos, neste momento estou a ter dificuldades para conseguir engravidar, vou fazer o exame histeroscopia para diagnóstico uma vez que me disseram pois o DIU poderá ter causado algum problema. Será que me poderia esclarecer ou não tem relação com a infertilidade?
Dra. Coloquei o Jaydess no fim de outubro do ano passado e no entanto só menstruei uma vez. Será normal? Também noto que tenho bastantes cólicas, tipo cólicas menstruais, mas na realidade não tenho qualquer perda de sangue…
também noto mais corrimento vaginal. Tudo isto é normal? Obrigada!
Sim… mto comum… uma das suas vantagens é essa, não se mesntruar.
beijinhos
Olá Dra, fui mamã à 11 meses e nada de menstruação. Tenho dores no baixo ventre regularmente é normal? Estarei protegida, uma vez que não tenho menstruação? Não tendo meentruação, a aplicação do Jaydesse não é mais dolorosa? Obrigada
Olá, Diana. Está a amamentar e/ou a fazer a pílula da amamentação?
Olá doutora se colocar o Jaydesse não posso engravidar nos próximos 3 anos certo? Ou se decidir antes dos 3 anos posso tirar quando quiser e engravidar? Obrigada
É isso mesmo. ?
Obrigada. Tenho 30 anos e um bebe de 9 meses. Tomo a pilula de amamentação. Qualquer pílula me tira o desejo sexual todo. Já fiz o teste ao deixar e resultou Durante 3 meses, depois engravidei ? não querendo facilitar novamente e querendo evitar as hormonas, iria colocar o DIU mas fico com receio do fluxo e do corrimento que já tenho.. desta, forma o que me aconselha? O implante por ter apenas progesterona será que inibe o desejo? Ou deveria evitar de todo as hormonais? Obrigada
Olá, o meu conselho é colocar o SIU. A dose de progestativo é baixa, e com a acção essencialmente local (dentro do útero). Tenho bastantes pacientes com o SIU muito satisfeitas. O DIU de cobre pessoalmente não me agrada muito dado o fluxo sanguíneo aumentado. Beijinhos
Tenho o SIU desde setembro de 2016. De facto as hemorragias foram diminuindo progressivamente mas acontece algo estranho: tenho um corrimento estranho e com um odor forte e mau. Já tive consulta e dizem.me q está bem colocadoe tudo normal. É frequente acontecer isto ou pode ser sinónimo de algum problema? Estou a ponderar retirar…
Patrícia, o odor não está relacionado com o SIU. Deve ter uma infecção vaginal, provavelmente pelo que descreve e por ser o mais comum, uma vaginose -alteração de pH da vagina. Convém ir a uma consulta de ginecologia com essas queixas e será orientada. Beijinhos … não desista do SIU!
Olá boa tarde
Eu coloquei o jaydess mas estou querendo engravidar ??
Então gostaria de saber Dra se posso engravidar sem complicações… Bjs obgda
Depois de o tirar, pode! 🙂
Boa tarde!
Na sua opinião qual o melhor SIU?
Obrigada
Não há nenhum DIU/SIU melhor, existe sim, o melhor para cada mulher e isso é avaliado através de uma consulta com o seu Ginecologista que irá ajudar na escolha dependendo de um conjunto de carcterísticas da paciente.
Olá dra. tudo bem ? Vou colocar o diu e estou muito em duvida sobre o jaydess ou o diu de cobre. Como não tenho problemas com meu fluxo e minhas colicas são normais, estava cogitando a possibilidade de colocar o diu de cobre, por ser livre de hormonas e consequentemente não me trazer muitos efeitos adversos. Estou super receosa com o jaydess pelo facto de conter hormonas. Com o anticoncepcional sinto que vivo em uma tpm constante, como se eu estivesse na menopausa e tenho apenas 20 anos. Não sinto desejo sexual nenhum, e esses são os principais motivos para colocar o diu, não tenho nenhuma contra indicação para as hormonas. Qual recomenda na sua opinião ?
Não há nenhum DIU/SIU ideal, cada caso é um caso. Pelo que descreve penso que o de Cobre será realmente uma boa escolha para si. beijinhos
Boa tarde doutora,
Sei que é uma post antiga mas tenho uma dúvida que não estou a conseguir esclarecer. Tenho 22 anos e nunca tive filhos. Tomei a pílula durante 5 anos e deixei de tomar, em grande parte, devido a minha incapacidade de ter uma toma consistente. Tenho sempre a agenda a mil então não tinha disponibilidade de comprar novas caixas quando entras acabavam, e chegava mesmo a esquecer-me de a tomar, em média, 3x por mês. Os meus períodos são muito intensos em termos de dor, então decidi voltar aos contraceptivos. Falei com a minha médica de família e perguntei pelo diu e está disse-me que não seria uma opção para mim. Em contrapartida sugeriu o anel vaginal. Ao fim de uma semana estou pronta para o retirar, nunca odiei tanto uma coisa, mil e uma vezes mais frustrante que a pílula. Gostava de saber se seria uma candidata ao jaydess…
Olá.
Coloquei o Jaydess em janeiro de 2017. Doeu muito a colocar (mas claro, é só a minha experiência). Já estou sem período há mais de 1 ano, mas não deixo de ter dores horriveis. É mesmo muito doloroso. No entanto este meu comentário é sobre outra questão. Nunca fui de ter borbulhas e pontos negros na cara em adolescente e desde que tenho o DIU tenho a cara cheia de acne/borbulhas. Há alguma ligação?
Obrigada.
Cumprimentos,
Mariana
Boa tarde doutora.
Coloquei a 6 meses um implante hormonal do qual vou ter de desistir pois nunca para o sangramento mesmo depois de fazer tratamento o sangramento não para. Por esse motivo vou retirar. Eu tenho um sangramento mais ou menos regular mas bastante abundante e com cólicas fortes. A minha médica recomendou me o DIU/SIU, será mesmo a melhor opção? Ou continuarei a mestruar sem interrupções!? Qual o melhor método para o meu caso?
Muito obrigada.
Boa tarde doutora.
Coloquei a 6 meses um implante hormonal do qual vou ter de desistir pois nunca para o sangramento mesmo depois de fazer tratamento o sangramento não para. Não me dou com as pílulas nem com outros tratamentos hormonais. Por esse motivo vou retirar. Eu tenho um sangramento mais ou menos regular mas bastante abundante e com cólicas fortes. A minha médica recomendou me o DIU/SIU, será mesmo a melhor opção? Ou continuarei a mestruar sem interrupções!? Como vai ficar a minha mestruação? Qual o melhor método para o meu caso?
Muito obrigada.
Boa tarde doutora.
Coloquei o implante hormonal Há 6 meses e o sangramento nunca parou nem mesmo com tratamento, por esse motivo vou retirar. Antes sempre tive a mestruação mais ou menos regular embora sempre foi abundante e com muitas cólicas. A minha médica recomendou o SIU/DIU. Qual é a sua opinião!? Será o método mais indicado para mim!? O sangramento irá parar ou devo optar por outro método!? (Sendo que também não me dou bem com a pílula combinada)
OBRIGADA