Libido é Desejo…e o Desejo às vezes morre, mas quase sempre encontra-se apenas adormecido, entorpecido, desligado…
Se vos contasse o número de vezes que durante uma consulta ouço num desabafo : “ Não tenho vontade… Já não me apetece… que posso fazer?!” e outras frases com mensagem similar…
E não, não é só depois da menopausa, fase da vida da mulher em que as alterações hormonais, principalmente a baixa de estrogénios nos diminui acentuadamente a libido. E também não é só no pós-parto, que além da baixa de estrogénios, há um novo Amor na nossa Vida… e um Mundo de preocupações e cansaço…. Não! Ouço-o de mulheres com vinte anos, trinta e quarentas…
Tenho várias explicações… e são várias as situações…
Culpados?
A Sociedade exigente em que vivemos… temos que trabalhar mais e mais… chegando ao fim do dia a casa estourados, com o jantar para fazer, os banhos para dar às crianças, as mochilas para organizar para o dia seguinte…numa correria que não deixa espaço para um carinho, um beijo, um olhar.
Os anos que passam e que às vezes são muitos… e de repente já não há novidade, é sempre igual... Mais uma vez a sociedade que, para já… (sim porque já espero tudo), nos apresenta as relações como monogâmicas. Monotonia…
Nós próprios, que investimos demasiado no trabalho e tão pouco nas relações.
Em casos raros há falta de química mesmo… mas aí cabe a cada um decidir se vale a pena ficar, ou partir… que valor tem este componente no conjunto…
O que aconselho?
Não, não defendo a poligamia, que para já ainda me confunde… 🙂
Defendo a dedicação ao outro, o namoro constante, o equilibrar da distribuição do nosso Tempo…
Defendo a Inovação... Noites sem os filhos, fins de semana de re-encontro.
Se houver poucos estrogénios… há cremes, lubrificantes para que não haja dor… sim, porque quando dói não dá vontade de voltar a tentar…
Mandar os maridos lerem este post ( também pode ajudar… 😉 ).
Maridos, namorados, homens… a maioria da mulheres precisa de preliminares e de pequenos mimos diários… Precisam de se sentir amadas e desejadas.
Uma mulher que se sente desejada, tem vontade.
Se ambos não quiserem, tudo bem. Não há definição de relação normal… O problema é quando um quer e o outro “foge”… muitas vezes as relações acabam assim.
Tratamento?
Não há medicação, desculpem… excepto os hidratantes e lubrificantes para os casos em que há dor, desconforto.
No entanto em algumas situações, há patologia por detrás, que inclusive poderá ser corrigida… se tiverem dúvidas contactem o vosso ginecologista.
Na maioria dos casos só é preciso ter Vontade de voltar a ter Vontade… e voltar a dedicar-se ao outro, reconquistar e ser Feliz.
Um tema que, na minha opinião, é super importante e que mt gente (ainda e infelizmente) o considera como tabu!sejamos felizes todos os dias encontrando soluções para os problemas ?? ?