Select Page

Se pretende engravidar há vários passos a tomar!

Primeiro: Pensem um pouco… é de livre vontade que querem ter algumas (poucas ou várias, dependendo caso a caso…) noites sem dormir!? Estão conscientes que não vão voltar a ir jantar fora ou ao cinema quando querem, mas quando podem?!

Se responderam “SIM!” … segue-se nova questão… tem na sua vida alguém para partilhar esse projecto com o mesmo entusiasmo? Note-se que este ponto não é vital! Hoje em dias começo a ter várias pacientes na minha consulta que seguem para “produção independente” … isto, já sem falar na avalanche de mães divorciadas… Alguma mulheres querem imenso ser mães, e na dificuldade universal de encontrar príncipe (que não precisa de ser encantado)… vão em frente com esse projecto de Vida!
Passando então, este último ponto à frente…

Importante, importante é marcar uma consulta com um Obstetra! Porquê?

Por várias razões, antes de tentar engravidar é de boa prática fazer um check-up :

  • Análises, com determinadas análises pré-concepcionais obrigatórias
    • Análises gerais – exclusão de anemia, alterações hepáticas, renais…
    • Serologias – e se tem um VDRL positivo, por exemplo?! Deve-se tratar antes de engravidar!
    • Pesquisa de algumas imunidades… é imune Toxoplasmose? Rubéola? CMV? Se for imune fantástico, senão é preciso ter uma série de cuidados… no caso da Rubéola engravidar e esperar 1 mês ( e não 3 ou 6 como ouço dizer imensas vezes! Há estudos desde 2002 que o comprovam. No caso da toxoplasmose … podem comer tudo ou ter alguns cuidados? Se não souberem vão ler o post de ….
    • Avaliação da função tiroidea – se tiverem hipotiroidismo ou hipertiroidismo é importante corrigir… a disfunção tiroidea está associado a infertilidade, abortamentos de repetição e muitas outras complicações para a gravidez e para o feto…
  • Citologia cervicovaginal (vulgo papanicolau) – se apresentar alguma alteração citológica e precisar de algum tratamento é melhor antes de engravidar que descobrir durante a gravidez e ficar em stress a gravidez toda!
  • Ecografia pélvica – podemos detectar algumas alterações como pólipos ou miomas, que seja importante corrigir antes de engravidar porque podem contribuir para abortamentos ou uns simples ovários com aspecto policístico que nos alertam logo para uma orientação específica na “ajuda” necessária para optimizar a situação e permitir a gravidez…
  • E outros, eu por exemplo gosto de pedir uma ecografia mamária… ora bem, a gravidez vai alterar a mama, a amamentação ainda mais, e se há algum nódulo mamário? Vamos estar 12-24 meses sem o descobrir? Melhor investigar antes da gravidez para não nos preocuparmo-nos com isso na gravidez e amamentação. O cancro da mama cada vez mais atinge mulheres novas, com idades na casa dos 30…

Há uma série de alterações que se não descobertas e corrigidas podem decorrer em dificuldade em engravidar e em abortamentos…

Contribuam para optimizar a vossa GRAVIDEZ!

Estando tudo bem com os resultados, ou após a correcção de patologia associada, de acordo com os mesmos resultados vamos iniciar suplementação de ácido fólico (obrigatório!) e ponderar a suplementação com iodo ou polivitamínico.

Depois de iniciar o ácido fólico isolado ou acompanhado (caso a caso)… a bola fica no vosso campo… É preciso treinar!!! Por treinar entenda-se ter relações sexuais desprotegidas ( sim, com preservativo ou a tomar pílula torna-se complicado…)!… Mas convém ter algumas bases…

Ora bem, como vos costumo explicar o treino recreativo é quando vocês bem entenderem… agora o procriativo (ie, com o intuito de engravidar)… só é verdadeiramente importante em 2 a 3 dias do ciclo… nos outros bem podem treinar que não vai acontecer nada (salvo casos de irregularidades menstruais … e nestes casos a ovulação quando ocorre pode ser fora da esperada…).
Há casais que treinam o mês todo em dias alternados e falham precisamente os dias importantes…

A partir daí depende dos vossos timings pessoais …

Podem engravidar à primeira tentativa… ao fim de 4 meses… ao fim de um ano…
Repito, dependo dos vossos projectos e tendo em atenção a idade (aumento da idade e diminuição da fertilidade) procurem ajuda com ginecologista direcionado para esta área ( são poucos… eu sou uma delas como muitas pacientes minhas sabem… mas há mais, informem-se!) quando sentirem que já devia ter acontecido…

Às vezes a frase “esperem mais uns meses, vai acabar por acontecer…” pode deixar sonhos por realizar!
Nem 8, nem 80! Aos 40 anos não vão esperar um ano!

Há sonhos demasiado importantes para não realizar…

Fica só mais uma dica… se estiverem com dificuldade em engravidar (e sobre este assunto falarei melhor noutro domingo…)… não procurem logo tratamentos de laboratório… às vezes basta acertar no dia… marquem uma consulta e muitas vezes (imensas vezes) até estão na lista de espera de uma ICSI/FIV ou até já a fizeram… e basta descobrir o dia da ovulação… e voilá, em vossa casa fazem o menino… ou a menina… basta seguir instruções!
Adoro tirar-vos da lista de espera dos tratamentos de infertilidade… e todos ficamos Felizes!

Se gostou, partilhe: