Select Page
Estou grávida, e agora?!

Na sequência de um post anterior, sobre “Quero engravidar, e agora?”…

5 dias de atraso menstrual… faço um teste de gravidez. O teste está positivo!
Pânico! E agora?!


Ponto número 1:

 Nada de dizer a todos os amigos e conhecidos, nem publicar nas redes sociais! Porquê? Porque infelizmente, uma % significativa de testes positivos não chegam a ser sequer traduzidos por uma imagem ecográfica. Cerca de uma em 10 a uma em 5 gestações, dependendo da idade materna vai ser uma gravidez que não vai evoluir.

Não vale a pena todos saberem de uma novidade, que não vai chegar a ser…

Sem falar nos casos que por desconhecimento desta realidade mães trazem os filhos mais velhos ver “o mano”… e nos casos em que  a gravidez não evolui é triste para o vosso filho pensar que o “bebé” morreu, quando ele nem existiu ou não passou de uma ervilha  de 15mm.

Ponto número 2:  

Se tiverem ginecologista, que já devem ter, por esta altura… mandem uma sms a avisar que tiveram teste positivo e digam quando foi a data do primeiro dia da vossa última menstruação. Desta forma ele indicará qual a melhor semana para agendarem a primeira consulta, para que ao irem à mesma já seja possível verem o embrião e não saírem com dúvidas se realmente algo está a acontecer.

Ponto número 3:

Não marquem consulta para o próprio dia ou para o dia a seguir! Antes deve ser estimada a idade gestacional da gravidez, ou com a orientação do vosso obstetra ou com a ajuda de uma calculadora gestacional. Só valerá a pena ir à consulta após as 6-7 semanas de gestação.

Esta idade é calculada com base do primeiro dia da última menstruação e não na base da conceção (dia que engravidaram). Portanto quando vos falamos em semanas da gestação não nos estamos a referir ao dia que engravidaram, mas cerca de 2 semanas mais. Por favor, não venham falar em meses, que é algo super-antiquado, do século passado mesmo! É de uma falta de precisão na nossa atualidade em que a gestação é calculada ao dia devido à datação ecográfica na ecografia do 1º trimestre.

https://www.womenonweb.org/pt/pregnancy-calculator

Ponto número 4:

Se não tiverem iniciado ainda ácido fólico, devem iniciar de imediato.

Para quem está mesmo por fora, o ácido fólico é muito importante começar antes mesmo de engravidar para prevenir doença do tubo neural.

Se tiverem realizado a pré-concepção direitinho… é só esperar pela primeira consulta e aguardar ver no ecrã do ecógrafo o pontinho de 15-20mm a piscar, e ouvir pela primeira vez os batimentos do coração do vosso embrião!

Ponto número 5:

O ideal mesmo é só falarem acerca da vossa gravidez, pelas 10-12 semanas. A partir desta data a percentagem de gravidezes não evolutivas e abortamentos decresce de modo considerável.

No fundo, quando engravidarem, avisem!

Se gostou, partilhe: