Select Page

A Primavera chegou!

Cansada da chuva, do frio, dos ventos… e até das “tempestades” que têm passado neste início do ano pela Península Ibérica… desde a Ana, Bruno, Carmen, David … até ao Hugo…
Esta ideia de dar nomes de pessoas às tempestades e furacões dificulta a escolha de um nome para um futuro filho… quem quer um filho com nome de furacão?!
Imagino as guerras familiares daqui a uns anos: “A culpa é tua que quiseste que se chamasse Hugo!”…

Mas meteorologias à parte, a Primavera está a entrar, mais devagar do que desejado… e com ela vem todo o mar de flores e dias bonitos.

Por falar em flores… hoje é Domingo de Ramos! Não se esqueçam do ramo para a madrinha!

E por falar em Domingo, hoje sinto-me roubada… roubaram-me uma hora durante a noite… e de repente sei que amanhã vai ser mais difícil acordar (o relógio vai marcar 7h30 mas biologicamente para mim são 06h30).  Parte boa? Vamos começar, ao fim do dia a voltar a casa com luz… Gosto Muito! Quem não gosta de um shot de luz solar ao final do dia? Eu adoro, já o meu pai dizia que eu me devia ter chamado Maria Girassol…

Por falar em horas, acordares e adormeceres faz-me lembrar na adaptação de horários que vamos sentir nos próximos dias.

Horários, ciclo cicardiano… que é isso?
Tema difícil…vou tentar resumir…
O ciclo circadiano  (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz entre o dia e a noite.

Todos temos um “relógio interno” central, que comanda o ciclo cicardiano, está localizado na hipófise (no núcleo supraquismático) e conectado com a retina. Este relógio, responde à luz e à escuridão através da produção da hormona melatonina (também chamada “hormona do sono”) e regula muitos outros mecanismos biológicos com ritmo diário como o apetite e a temperatura por exemplo.

Por esta razão trabalhadores por turnos podem mais facilmente ter distúrbios de sono.
Uma grande parte dos distúrbios de sono passam pela alteração do ciclo cicardiano, com implicações graves que passam pela insónia, sonolência excessiva. Estas alterações no padrão de sono-vigília vão ter impacto negativo no desempenho neurocomportamental, na saúde mental e física, e no funcionamento social e ocupacional.  

Em resumo, alteração do ciclo cicardiano interfere de um modo global no nosso organismo, sendo responsável por insónias tardias, sonolência excessiva ao longo do dia, diminuição da concentração e memória, aumento da fome. Causa ainda uma resposta sub-óptima às nossas atividades diárias, nomeadamente no trabalho.

Tenho várias pacientes e amigos que se têm queixado de distúrbios do sono, que não devem, de todo, ser negligenciados dadas as repercussões negativas importantes.

Portanto e em português, se dormem mal, procurem ajuda porque vai acabar por interferir em várias áreas da vossa Vida. Por vezes melhora com a suplementação com melatonina, mas nem sempre.

PS: De qualquer modo bora aproveitar o horário de Verão… e o dia de sol… que amanhã provavelmente choverá.

Se gostou, partilhe: