Não há muito a dizer, quando tanto já tem sido dito, escrito, falado.
Se há 3 semanas atrás achei que havia um certo alarmismo dos media sobre uma tal nova versão de gripe que tinha despoletado na China, rapidamente uns dias depois quando Itália começou um a ser um palco de Guerra tremi, engoli em seco ao aperceber-me da realidade.
Na verdade estamos em Guerra contra um inimigo silencioso, pequeno e letal.
Esta semana que passou dei por mim perplexa perante comentários que ouvi… ninguém parecia perceber a gravidade da situação!
Uns diziam com ar de desprezo: “Mas isso só mata os velhinhos, não é?!”… outros achavam que iam de férias dentro de uns dias… e ainda houve com ficasse irritado de eu ter ligado a aconselhar não vir à consulta de rotina, mas só se deslocassem para o Hospital em caso de urgência…
Potencialmente metade de nós estará contaminada, mas assintomática… pelo menos temos que agir desse modo … só assim travaremos a pandemia antes que mate milhares de nós… porque as baixas vão ser mesmo muitas.
Os relatos que tenho lido de médicos de Itália deixam-me em angústia e inquietação, pois pressinto que daqui a uns dias estaremos a viver essa realidade… médicos exaustos, a trabalhar mesmo doentes e a ter que decidir quando desligar um doente e ligar outro…
Por favor sigam as instruções que vão sendo dadas pela DGS e se depender de vós, juntem uns 20% mais de rigor, de esforço, de isolamento…
Por favor não estejam de quarentena e vão para a praia, esplanadas, cinemas, bares…
STAY HOME … é só isso que se pede à grande maioria…
Arrumem a casa, leiam livros, vejam séries, brinquem com os miúdos… descansem… não se estão sempre a queixar que umas férias vinham mesmo a calhar?! Aqui estão elas, umas férias forçadas no vosso Lar…
Pessoalmente, venho pedir que por favor não marquem consultas se não estiverem Grávidas.
Aliás peço que todas as minhas grávidas me mandem uma sms a dizer com quantas semanas estão, quando foi a última consulta e quando está prevista a próxima, para me ajudarem a organizar a agenda, de modo a minimizar contactos … quero estar disponível para os partos… e só o poderei fazer se não estiver de quarentena.
Neste momento também estão contra-indicados acompanhantes às consultas… mesmo os futuros pais deverão esperar no carro … prometo que envio uma fotografia do baby.
Aproveito para vos dizer, que para já os dados dos poucos estudos que há nesta área não demonstram que as grávidas sejam Grupo de Risco particular (se bem que qualquer infecção na mulher grávida seja potencialmente mais grave, portanto resguardem-se). Pensa-se também que não exista transmissão intra-uterina ao feto… no entanto estejam atentos aos updates.
Temos que estar todos Unidos… senão sairemos derrotados e o preço da derrota é elevado.
É um momento mau para todos, vão ser meses de esforço com grande impacto na economia mundial e pessoal… mas que seja lembrado apenas por isso e não por milhões de vítimas. Que não nos lembremos do COVID19 porque nesta Guerra morreram os nossos…
Sou uma otimista inata, mas neste momento não está fácil ver a Razão… (sim, eu acredito sempre que tudo tem uma razão de ser) …
Talvez seja um STOP grande que o Universo nos está a mandar…
“Desacelerem, voltem a dar importância ao que realmente é importante! Revejam as vossas prioridades! E caminhem na mesma direção… Um por Todos e Todos por Um…”
Às vezes é preciso um dilúvio para re-aprender a nadar…
Contribuam todos para que o número de afogados seja o mínimo… é o dever de Todos!
Quanto a mim? Enquanto me for permitido estarei Aqui… à distância de uma sms ou telefonema para vos ajudar no que for possível.