Select Page

A pedido de várias famílias… Regresso Aos Domingos … ao Meu Consultório.

Hoje pensei em falarmos sobre o Sarampo, uma vez que têm ocorrido surtos no nosso País no último ano.

Pretendo, de um modo simples explicar os seguintes tópicos:

O que é o Sarampo? E como é transmitido?
O sarampo é uma doença causada pelo vírus Morbilivírus, sendo altamente contagioso uma vez que é transmitido por via área, através de gotículas de saliva que se espalham no ar quando respiramos, falamos ou tossimos.

Qual é o período de contágio?
Os pacientes são “contagiosos” entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento do rash.

A importância da vacinação:
Até a introdução da vacina milhões de pessoas eram infetadas em todo o Mundo anualmente e uma percentagem morria.
A doença chegou a ser considerada erradicada, porém devido ao fator emigração e não vacinação têm surgido surtos.

Que sintomas estão associados a esta infeção?
Os sintomas são febre, pingo no nariz, conjuntivite e um rash cutâneo característico que se inicia couro cabeludo e face e desce pelo tronco até às extremidades.

Que tratamento?
O tratamento é sintomático, uma vez que se trata de uma virose e regra geral o organismo oferece uma resposta de defesa. No entanto pode complicar com otite, pneumonia, diarreia e até encefalite. Estima-se que 1/1000 crianças infetadas morram por complicações respiratórias ou neurológicas.

Qual esquema de vacinação?
Está recomendada a administração da vacina VASPR (sarampo, parotidite e rubéola) a primeira dose pelos 12 meses e a segunda pelos 5 anos.
O esquema de vacinação só esta completo quando se administra a segunda dose da vacina pelos 5 anos. Sendo, portanto, as crianças até aos 5 anos as mais suscetíveis de serem infetadas.

Novas Guidelines:
Surgiram novas guidelines da DGS (Direção Geral de Saúde) no mês passado (16.03.2018) como resposta aos recentes surtos promovendo um conjunto de medidas de ação perante um caso de Sarampo. Reforçam ainda a ponderação de realização de uma dose de vacina aos adultos nascidos depois de 1970.

As grávidas são grupo de Risco?
Sim! As grávidas apresentam frequentemente complicações respiratórias como pneumonia. Apresentam também risco de complicações para o bebé.

Que risco para o bebé?
A nível de complicações fetais temos aumento de abortamento e parto pré-termo. Quando a infeção se dá perto do parto existe um risco muito elevado de infeção do recém-nascido com mau prognóstico.

Exposição da Grávida ao Sarampo?
Se souber que esteve em contacto nos 4 dias antes de surgir o rash cutâneo com indivíduo com diagnóstico de sarampo se tiver tido a infeção previamente está protegia, caso contrário deve contactar o seu médico. Pode ser necessário colher serologias para comprovar infeção passada o mais breve possível e/ou ser administrada imunoglobulina IgG. A vacinação está contra-indicada na gravidez.

Em jeito de resumo… se contactarem com alguém infetado contactem o vosso Obstetra rapidamente.

Se acharam útil partilhem … é importante Saber!

 

Se gostou, partilhe: