Consumo de peixe e desenvolvimento feto
Este tema já é “tema” há alguns anos, aliás o pai da minha filha “obrigava-me” a consumir marisco e peixe pois tinha lido nessa altura uns estudos que associavam o maior consumo de peixe/marisco a um melhor desenvolvimento cognitivo do feto. A minha Maria fez agora 12 anos e é uma miúda bastante inteligente… portanto, por minha parte está confirmado. 🙂
O que se sabe?
Os PUFAs – ácidos gordos polinsaturados – nomeadamente os ómegas 3 e ómegas 6 são encontrados na dieta . Os que estão mais abordados nestes estudos são os ómegas 3, que podemos dividir nos EPAs / DHAs e ALAs (estes últimos são encontrados nas nozes e óleo de linhaça).
Os EPA’s e DHA’s (ómegas 3) são encontrados maioritariamente no peixe e marisco.
O feto precisa destes fosfolipídeos para construir as membranas celulares, em particular da retina e cérebro. Os DHA’s atravessam a placenta (ou seja são obtidos através da alimentação materna) e apresentam papel importante no desenvolvimento cognitivo e visual. Os EPAs facilitam a entrada dos DHA’s nas células.
O consumo é especialmente importante no terceiro trimestre da gestação (rápida formação cerebral).
Pensa-se que o consumo de cerca de 300 mg/dia de DHA seja suficiente.
O que é aconselhado?
Ideal será uma média de 3 refeições por semana de peixe rico em ómegas 3.
Quem não conseguir deve tomar suplementos ricos em ómegas 3… aliás normalmente a partir de metade da gravidez quase sempre prescrevo suplementos vitamínicos ricos em ómegas 3 às minhas grávidas.
Há risco se houver um aumento exagerado de consumo de peixes ricos em Ómegas 3?
Deve-se ter em conta que alguns peixes ricos em ómegas 3, também são ricos em mercúrio e o consumo excessivo de mercúrio tem um efeito neurotóxico, em especial no período fetal.
Quais os peixes mais conhecidos, com mais ómegas 3?
– Salmão
– Atum
-Cavala
-Sardinhas
Quais os Peixes com mais mercúrio? (e portanto a evitar em excesso na gravidez)
– Cavala
– Peixe espada
– Tubarão
– Atum
Alguns Peixes com pouco mercúrio são:
– Peixe manteiga
– Salmão
– Pescada
Deve-se ter em conta que o marisco não tem mercúrio e é rico em ómegas 3, por isso é sempre uma boa escolha… 😉
Portanto já sabem, se querem um bebé com bom desenvolvimento intelectual e visual… contribuam com uma boa dose de ómegas 3…o restante, já dependerá da genética… 😉
UM BOM RESUMO DESTE TEMA EM 10 MINUTOS ( do minuto 29 ao 39) E NA MELHOR COMPANHIA COM A QUERIDA MARIANA D’OREY …É SÓ CLICAR AQUI... PARTILHEM PORQUE É BOM DIVULGAR INFORMAÇÃO IMPORTANTE.